Novo polidesportivo em Nogueira da Maia

A Freguesia de Nogueira da Maia e Silva Escura tem à sua disposição, desde outubro de 2020, um novo Polidesportivo. A estrutura integra o Complexo Municipal de Futebol de Nogueira e a sua gestão está a cargo do União Nogueirense Futebol Clube. 

Segundo a Câmara Municipal da Maia, o espaço, disponibilizado pela autarquia ao clube, vem acrescentar mais uma valência ao Estádio Municipal de Nogueira e destina-se ao desenvolvimento desportivo, na modalidade de futebol, das crianças e jovens em idade escolar.

Sobre o clube

Reza a história que entre 1920-1930, existiam em Nogueira três clubes, cada um deles associado a um lugar distinto da freguesia. Havia o Penense, associado ao lugar da Pena, o Carvalhense, ao lugar de Carvalho e o Sport, ao lugar do Rio. 

De acordo com a informação disponibilizada pelo clube de Nogueira da Maia, cada um dos clubes era formado exclusivamente por jovens da freguesia. Apesar do bairrismo associado a cada um deles, a paixão pelo futebol era mais forte que esse bairrismo, pelo que era frequente um fim de semana um indivíduo jogar por um dos clubes e no fim de semana seguinte jogar por outro.

Em 1933, dois destes clubes, o Penense e o Carvalhense fundiram-se, dando origem ao União Nogueirense Foot-Ball Club. Na altura e durante vários anos, as pessoas referiam-se ao clube como o União e não como Nogueirense, facto que remete para as origens, ou seja, para a união de dois clubes.

Apesar dos esforços dos adeptos, o Sport acabaria por se extinguir em finais dos anos cinquenta.

As cores adotadas pela União – o vermelho e o azul, são as cores do Concelho da Maia.