Nova sala de leitura na Biblioteca Municipal

Os utilizadores da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho têm à sua disposição mais uma sala de leitura, desde maio de 2018. Trata-se de um espaço localizado no piso -1 do edifício, que permite reuniões, trabalhos em grupo e videoconferência.

O fundo bibliográfico da Maia é conhecido por ser “invulgarmente rico” para uma biblioteca municipal. O facto de ter um horário de funcionamento alargado também permite atingir uma forte afluência durante todo o ano. Mas para que o estudo seja o mais vantajoso possível, a Câmara Municipal decidiu abrir mais uma sala de leitura.

O espaço é dotado de um conjunto de serviços. Desde logo, o utilizador pode fazer reserva de sala própria para reuniões e estudo em grupo. A nova sala dispõe, ainda, de acesso wireless e videoconferência, sala com 50 lugares sentados, praça da leitura, consulta de periódicos e espaço de café e refeições com máquinas de vending e micro-ondas.

Por ocasião da inauguração do novo espaço de cultura, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, recordava que a nova sala se tornou uma realidade graças ao “precioso” contributo dos mecenas e patrocinadores.
Parcerias, sublinhava, “determinantes para o cumprimento das missões da Biblioteca e assim enfrentar o significativo esforço financeiro decorrente da concretização dos nossos planos de atividade, do contínuo reforço da coleção de livros e das intervenções de requalificação e melhoria dos espaços e infraestruturas”. Na mesma altura, António Silva Tiago sublinhava o trabalho “sereno e empenhado” da vasta equipa da biblioteca municipal que está ao serviço da Maia e da Cultura.

A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho foi inaugurada o dia 13 de dezembro de 1994 com a missão de proporcionar localmente o acesso à informação e à construção do conhecimento, sensível aos estímulos da população maiata, fomentando a prosperidade e desenvolvimento dos indivíduos e da comunidade, indo deste modo ao encontro das suas necessidades de informação, proporcionando-lhes um papel ativo e construtivo na sociedade contemporânea.