Maia na Associação Internacional das Cidades Europeias

A Maia faz parte, desde janeiro deste ano, da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), cujo principal intuito é transformar as cidades através da educação.

A AICE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1994. Funciona como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais de vários países, comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Esta Carta surge como um “roteiro comum” para a construção coletiva de cidades mais inclusivas, inteligentes e dinâmicas. 

O objetivo principal desta Associação Internacional é “transformar as cidades através da educação”, sendo que esta assume-se como o principal instrumento de mudança.

Diz a Carta que na Cidade Educadora, a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade. “Uma educação para a cidadania, na qual todas as administrações assumem a sua responsabilidade na educação e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade”.

A Maia integra assim um grupo composto por mais de 500 cidades – espalhadas por todos os continentes, num total de 36 países – que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras. O projeto já alcançou mais de 105 milhões de pessoas por todo o mundo

A Carta das Cidades Educadoras tem como base vários documentos, entre os quais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965); a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989); a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (2001); a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006); o Acordo de Paris sobre o Clima (2015) e a Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015).