Casa da Música de Moreira acolhe banda de música

Era um sonho com mais de 20 anos da Banda de Música de Moreira da Maia e acabou por se concretizar no ano de 2020. Foi em julho que foi descerrada a placa inaugural do espaço que agora serve de sede e que permite à centenária instituição do concelho da Maia todas as condições de funcionalidade e comodidade.

O investimento global por parte do Município da Maia ao nível da construção e equipamento da nova Casa da Música de Moreira foi de 525 500 €. A Câmara Municipal cedeu a sede à associação em regime de comodato. 

De acordo com a Câmara Municipal da Maia “o novo edifício prima pela comunhão com o exterior, usufruindo da excelente exposição solar e envolvente desafogada. As zonas verdes envolventes trazem para o interior a tranquilidade que a prática musical exige”. 

O edifício, composto por dois pisos, inclui um auditório, receção e bar, uma sala de formação, salas de ensino musical e espaços administrativos. Em todo o espaço, sublinha a autarquia, privilegiou-se o conforto acústico dos interiores, através da escolha de materiais técnicos de revestimento“.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago espera que esta Casa da Música “permita a esta prestigiada instituição cultural, renovar-se e reafirmar ainda com mais vigor e talento“.

Para a Junta de Freguesia de Moreira da Maia a nova “casa” permite à associação ter condições infraestruturais, condizentes com a sua história e prestígio.

Com as novas instalações, acredita a autarquia, estão reunidas as condições para “mais e melhor produção cultural e ensino musical” na freguesia.

A Banda de Música de Moreira da Maia é uma das mais antigas instituições culturais do concelho da Maia. Foi fundada a 1 de janeiro de 1847 e impulsionada durante décadas pela família Moreira. A Banda de Música de Moreira da Maia tornou-se associação em 1982 e atualmente conta com cerca de 500 associados. 

Além da banda, com 60 elementos, a associação tem uma escola de música com mais de 30 de alunos, em diferentes graus de aprendizagem.