Há 14 anos a ostentar o Galardão ECOXXI

Pelo décimo quarto ano consecutivo o Município da Maia ostenta o galardão Bandeira Verde ECOXXI, sendo que no ano 2019/2020 conseguiu alcançar o melhor resultado de sempre.

O ECOXXI é um Programa de Educação para a Sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, desde 2005. Trata-se de um programa que distingue agentes de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local, identificando boas práticas de sustentabilidade e valorizando a qualidade ambiental.

Ponderando 21 indicadores de sustentabilidade local – nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Ordenamento do Território, entre outros –, este Programa avalia a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno do tema. O ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar. 

Em 2020, foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, sendo que 14 foram candidaturas de novos municípios.

Na edição de 2020, foram atribuídas 56 Bandeiras Verdes ECOXXI (90% dos municípios participantes), ou seja, obtiveram um índice igual ou superior a 50%, sendo que apenas seis (10%) não atingiram os objetivos mínimos estabelecidos.

Do conjunto dos 62 municípios candidatos, foram 9 os municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 80%: Maia, Pombal, Loures, Torres Vedras, Águeda, Leiria, Lousã, Braga e Funchal.

A Maia posicionou-se no patamar de superação dos objetivos propostos. O galardão representa o reconhecimento do empenho da autarquia na dinamização de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável do território.