Escola de Ferreiró completamente remodelada e ampliada

A Escola EB1/JI de Ferreiró foi alvo de uma intervenção global de reabilitação e ampliação com o objetivo de colmatar em definitivo as necessidades funcionais do estabelecimento de ensino, de acordo com a Carta Educativa do Concelho da Maia.
O equipamento ficou dotado de quatro salas de 1º ciclo do ensino básico e uma sala de Jardim-de Infância, adequando-o às atuais exigências em termos de salubridade e conforto, equiparando-a, assim, ao restante parque escolar do Concelho da Maia.
Ao nível do espaço exterior a intervenção foi também profunda, dotando o equipamento de um logradouro mais extenso, com um polidesportivo e zonas pavimentadas e ajardinadas.
Recorde-se que a escola de Ferreiró, construída no Monte do Senhor da Agonia, inaugurada em 1956, surgiu da vontade benemérita de dois irmãos, de proporcionar aos habitantes de Ferreiró e Cidadelha uma educação mais próxima e acessível a todos.
Os irmãos António e Aloísio Sá Leite, emigrados para o Brasil, fizeram a promessa de construir uma escola primária em Santa Maria de Avioso, com o primeiro dinheiro que conseguissem juntar. E a promessa foi cumprida quando regressaram.
Na altura, a obra custou cerca de duzentos e cinquenta contos e a Paróquia cedeu, para a construção, parte do terreno da Capela do Senhor da Agonia.