O Candidato​

António Domingos da Silva Tiago​

Dados Biográficos
Nasceu em 24 de Setembro de 1959
Naturalidade: Milheirós, Maia
Estado civil: Casado

Habilitações Académicas
Pós-graduação em Alta Direção pela AESE, Associação de Estudos Superiores de Empresa – Escola de Direção e Negócios
Licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Nota Curricular
Presidente da Câmara Municipal da Maia desde 2017
Desempenhou funções de Vereador e Vice-Presidente na Câmara Municipal da Maia com os Pelouros: Ambiente e Qualidade de Vida, Urbanismo / Loteamentos, Obras Particulares / Toponímia, Fundos Comunitários e Fundos de Investimento Imobiliário e Relacionamento com Empresas Públicas
Desempenhou, durante vários anos, funções de Chefe de Divisão nos S.M.A.S. da Maia
Deputado à Assembleia Municipal da Maia no mandato 1985 – 1989
Ex-Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, E.E.M.
Administrador da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
Administrador do Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, S.A.
Membro fundador da AMILEÇA – Associação dos Amigos do Rio Leça
Sócio honorário de inúmeras coletividades e associações do concelho da Maia
Auditor do Curso de Defesa Nacional

Manifesto

Candidatura à Câmara Municipal

Compromisso Maia 2025

180 prioridades da agenda estratégica que vai continuar a Concretizar, Cuidar e Valorizar a Maia

Ser Maia em Primeiro

No próximo dia 26 de setembro inicia-se um novo ciclo autárquico para a Maia. Os próximos 4 anos vão ser cru- ciais para a definição do futuro da nossa comunidade.

Vivemos no último ano e meio a maior ameaça que a nossa comunidade enfrentou nos últimos cem anos.

Demonstramos competência, capacidade de trabalho e inteligência no desenho e aplicação de políticas e medi- das municipais, que foram essenciais para que famílias e empresas, especialmente as mais afetadas, pudessem resistir melhor às provações.

Fizemos e continuamos a fazer face a esta pandemia, demonstrando que sabemos cuidar da maia como ninguém.
Assiste-se a uma verdadeira revolução tranquila, que pode ser testemunhada em todas as freguesias, con- cretizada num vasto conjunto de obras que repre- sentam uma fortíssima modernização do concelho, apostando no objetivo estratégico da mobilidade sus- tentável e dos modos suaves, promovendo a profunda melhoria de diversos centros urbanos do concelho, sem descurar o reforço do já forte investimento na educação e no desenvolvimento social.

Sublinho, estamos a promover a mais profunda reforma do nosso território das últimas décadas e estamos a concretizar a dianteira do desenvolvimento e da quali- dade de vida que sempre assumimos na área metropo- litana e no país.

Mas importa, igualmente, aproveitar a oportunidade e

a disponibilidade de fundos europeus para a Recupera- ção e Resiliência para, com projetos de qualidade, bem pensados e melhor executados, darmos forma à Maia que queremos para os próximos 20 anos.

Dificilmente haverá no futuro oportunidade igual a esta. Mas a concorrência dos outros concelhos será ele- vada e o prazo de execução, até 2026, é muito exigente. Para que a Maia não corra o risco de ficar para trás, serão necessárias equipas com ideias, competentes, experientes e habituadas a tomar decisões no melhor interesse da Maia e dos maiatos.
Este é, por isso, um tempo de escolhas críticas para o Futuro da Maia. Não é o tempo de aventureirismos ou de apostas no desconhecido vazio de ideias.

A equipa que me acompanha, e que aqui apresen- tamos, é da Maia e tem provas dadas de criatividade, competência e capacidade de realização.

Os projetos e ideias que aqui desvendamos represen- tam o Futuro que queremos viver todos os dias, na Maia sustentável que ambicionamos, onde todos contam e são importantes.

Estou convicto que ninguém concretiza, cuida e valori- za a Maia como nós. Aqui pode encontrar as pessoas e as ideias que sustentam essa minha convicção.
A Maia conta consigo para os desafios do Futuro.

António Silva Tiago

Manifesto

Candidatura à Câmara Municipal