Programa Chave de Afetos pretende reduzir o isolamento

Comments off Inclusão social

Chama-se Chave de Afetos e surge com o objetivo de diminuir o isolamento sénior na área do Grande Porto. O programa de assistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar é da Santa Casa da Misericórdia do Porto e conta com a parceria da Câmara Municipal da Maia e de outros quatro municípios da Área Metropolitana do Porto.
O Programa Chave de Afetos, criado em 2011, é uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, contribuindo para uma diminuição do isolamento sénior. Promove a inclusão social e as relações afetivas, potenciando um sentimento de segurança subjetiva, essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.

O programa propõe três eixos de intervenção que se complementam e beneficiam os utentes, a rede de suporte, o Estado e a comunidade:
Em primeiro lugar, permite fazer a sinalização de casos de idosos em risco e o desenvolvimento de diagnóstico social, assegurado pelo trabalho de proximidade e em rede de parceiros sinalizadores;
Em segundo lugar, proporciona um serviço de teleassistência, uma vez que dispõe de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, que inclui múltiplas funções, nomeadamente acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Por último, possibilita o acompanhamento de voluntários, através de visitas semanais ou quinzenais, depois de avaliado o interesse e analisado o perfil da pessoa idosa. O objetivo é estimular a convivência e a participação em atividades dentro e fora do domicílio, promovendo a socialização e os afetos.
O projeto destina-se a pessoas com 65 ou mais anos, com inexistente ou insuficiente retaguarda familiar, residentes nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. É um serviço gratuito para pessoas com rendimento inferior ao salário mínimo nacional.
O plano de crescimento do Chave de Afetos é cofinanciado desde novembro de 2018, pelo Portugal Inovação Social e Investidores Sociais através do Programa Parcerias para o Impacto. O Programa pretende atingir mais de 1.360 pessoas idosas, até ao final de outubro de 2021.

DESTAQUE
Serviço de Teleassistência
Aparelho de conversão de acesso automático, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Pulseira com sensor de quedas antialérgica e resistente à água.
Assistência Personalizada
Visitas semanais ou quinzenais opcionais, realizadas por voluntários/as capacitados/as.