Apresentação pública dos candidatos a Moreira da Maia

“A mesma vontade, o mesmo compromisso”

É com o slogan “Um presidente, um amigo” que Carlos Moreira se apresenta às eleições autárquicas de 26 de setembro, pela coligação “Maia em Primeiro”. A apresentação pública dos candidatos à freguesia de Moreira decorreu no dia 27 de agosto “com a mesma vontade, o mesmo compromisso” de há quatro anos.

Cali, como é conhecido por todos, deixou de lado o discurso preparado para fazer um discurso do coração. E as primeiras palavras foram para reconhecer o apoio que teve ao longo dos quatro anos de mandato e agradecer à equipa que esteve consigo.

A proximidade à população, um dos objetivos traçados, “foi conseguido”, referiu num balanço a esta sua experiência enquanto autarca. “Foi trabalho que nos deu alimento para os momentos menos bons”, sublinhou Carlos Moreira recordando o mandato marcado pela pandemia. “Estivemos o que pudemos junto da população e assistimos a um voluntariado brutal que é algo com que ficamos sempre gratos”.

O local escolhido para a apresentação dos candidatos, Praça Exército Libertador, junto à Feira de Pedras Rubras, que está a ser alvo de requalificação. Esta é apenas uma das várias intervenções que estão a decorrer na freguesia de Moreira. “As coisas estão a fluir, estão a acontecer”.

Para o futuro, “queremos sempre mais”. O projeto mais aliciante, refere o autarca, é a construção de uma piscina municipal. “É o desafio mais difícil e iremos trabalhar para que isso possa acontecer”. Carlos Moreira aponta, ainda, a necessidade de uma nova unidade de saúde familiar porque Moreira tem “muitos utentes” sem médico de família e habitação para jovens casais.

Para o presidente da Câmara Municipal da Maia todos são projetos viáveis. De todos, António Silva Tiago deu especial enfoque à questão da habitação, anunciando que para Moreira está prevista a construção de 171 habitações, entre casais sociais e para jovens casais.

Aos sonhos de Cali, o candidato à edilidade maiata acrescentou um outro: comprar a Quinta do Mosteiro para construir um parque urbano. “Foi um local onde viveram algumas figuras ilustres e queremos transformá-lo. Queremos fazer um grande espaço verde e colocar lá o arquivo municipal”, adiantou António Silva Tiago.

Quanto à equipa de Carlos Moreira, esta é composta por pessoas de áreas distintas, mas com algo em comum: “gente com muito ligações às coletividades, gente que trabalha”. “É com esta gente que vou fazer um futuro melhor”, garantiu.

Silva Tiago deu uma nota de 18 valores à equipa de Carlos Moreira. “São homens e mulheres com uma multiplicidade de funções, saberes, competências e que vai ajudar o Cali a vencer novamente Moreira”, considerou Silva Tiago.

“Tudo o que fizemos e fazemos é feito com o objetivo de conquistar a felicidade das pessoas. A felicidade das pessoas é a nossa preocupação diária”, conclui o candidato à Câmara Municipal da Maia.

No mesmo dia, foi, ainda, inaugurada a sede de campanha.