Assembleia Municipal

António Gonçalves Bragança Fernandes

António Bragança Fernandes

Iniciou os estudos na Escola Primária de Moutidos, que prosseguiu no Liceu Alexandre Herculano. Fez os estudos superiores em Inglaterra, onde frequentou diversas instituições conceituadas em seu meio, a saber, Institution of Civil Engineers (ICE), Institution of Incorporated Engineers (IIE) e a Institution of Highways and Transportation (IHT).

Regressou a Portugal como funcionário de uma empresa britânica, no âmbito da construção da Refinaria de Sines; continuaria depois a sua actividade profissional em empresas portuguesas, nomeadamente na área das obras públicas.

Em 1989 foi convidado por José Vieira de Carvalho para integrar a lista política que à data liderava, e que concorria às Eleições Autárquicas, tendo sido eleito Vereador para o mandato 1990–1993, vindo a tomar posse em 6 de Janeiro de 1990.

Após as eleições de 2001 assumiu a função de Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia e, em Junho de 2002, por motivo do falecimento de Vieira de Carvalho, tomou posse como Presidente, cargo para o qual viria a ser eleito em 2005 e reeleito em 2009, tendo-se candidatado a um último mandato em 2013.

Foi presidente da Câmara Municipal da Maia até outubro de 2017.

Devido a esses cargos autárquicos, desempenhou diversas funções tais como:
Presidência do Conselho de Administração dos S.M.E.A.S. da Maia;
Presidência do Conselho de Administração da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia E.M.;
Presidência do Conselho de Administração da TECMAIA;
Presidência da Assembleia Geral das Águas do Cávado, S.A.;
Membro da Espaço Municipal, E.M.;
Membro da TUM – Transportes Urbanos da Maia, E.M.;
Membro da Academia das Artes da Maia – Produções Culturais, E.M.; e
Membro da Assembleia Intermunicipal da LIPOR – Serviço Inter-Municipalizado de Tratamento de Lixos da Região do Porto.
Membro da Junta Metropolitana do Porto
Auditor de Defesa Nacional
Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Maia (desde 2009)
Membro da Mesa da Assembleia Distrital do Porto do PSD (desde 2011)

Outras aptidões, competências e experiências:
Conselheiro Nacional do PSD (2010)
Vice-presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD Porto (2009 – 2011)
Presidente da Mesa da Assembleia Geral de diversas Coletividades e
Associações do Concelho da Maia
Sócio Honorário de diversas Coletividades e Associações do Concelho da Maia
Sócio fundador de diversas Coletividades e Associações do Concelho da Maia
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Metro do Porto
Administrador da NETDOURO – Gestão de Infra estruturas e Telecomunicações, SA
Administrador das Águas do Cávado
Administrador da Portgás
É ainda Membro da Mesa Regedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia e Presidente da Assembleia Geral de inúmeras Colectividades e Associações do Concelho, sendo, em muitas delas, seu sócio honorário.

O seu gosto pelo desporto fez com que tivesse sido dirigente do Futebol Clube do Porto, com pelouros tão importantes como o das instalações.

Manifesto

Candidatura à Assembleia Municipal

Mensagem do Candidato a
Presidente da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal da Maia é o ponto de encontro dos Maiatos.

Aqui, os Maiatos, por si ou através dos deputados que elegem, apresentam as suas preocupações e problemas. Aqui é também o espaço de discussão e votação das grandes atividades que a Câmara Municipal da Maia se propõe realizar em cada ano.

A Assembleia Municipal tem como função fiscalizar a ação da Câmara e na Maia, tal como me propus desde o primeiro momento em que me candidatei a este órgão, essa fiscalização faz-se através de debates sérios entre todas as pessoas e partidos políticos com representação municipal. A Assembleia Municipal da Maia é, acima de tudo, um espaço de reflexão cujo objetivo será sempre alcançar as melhores soluções para os Maiatos.

Ao terminar este mandato que foi particularmente difícil devido à pandemia Covid-19, tenho um sentimento de dever cumprido e de orgulho pelo facto de a Assembleia Municipal da Maia ter tido a capacidade de se adaptar às novas tecnologias e de ter cumprido, com rigor, todas as suas funções.

O papel do Presidente da Assembleia Municipal é essencial para que esta cumpra a sua insubstituível missão com total isenção, independência e conhecimento, procurando gerar consensos. Tenho sempre como objetivo o superior interesse público, fortalecendo uma relação de proximidade com as Pessoas e com as Instituições. 

É este trabalho que me comprometo continuar a fazer: Servir a Maia e os Maiatos e, sempre num espírito construtivo, colaborar com a Câmara Municipal, contribuindo para Valorizar e Cuidar da Maia.

Aprofundarei relações de proximidade com todos os grupos e deputados municipais que venham a ser eleitos no próximo dia 26 de setembro. Farei isso também com outras forças políticas que, apresentando-se a estas eleições, porventura não venham a ter representação municipal.

Assumo o compromisso de continuar disponível, seja presencialmente, seja através dos meios digitais, para todos aqueles que vejam no Presidente da Assembleia Municipal alguém que os pode auxiliar na resolução dos seus problemas.

Conto consigo, conto com todos para que eu possa, com todo o meu empenho e humildade, continuar a fazer com que a Maia esteja sempre em Primeiro!

António Gonçalves Bragança Fernandes
Candidato a Presidente da Assembleia Municipal da Maia
pela coligação “Maia em Primeiro”.

As Grandes Opções 2021/2025

O Gabinete de Atendimento do Presidente da Assembleia Municipal, criado no mandato que agora termina, continuará a servir os Maiatos, reforçando a relação entre a Assembleia Municipal da Maia e as pessoas, empresas e instituições. Queremos continuar a nossa Maia com uma participação cívica cada vez mais forte.

Continuaremos a promover as reuniões de líderes, garantindo a representatividade de todas as forças políticas representadas na Assembleia, com o objetivo de pugnar pela eficácia dos trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Municipal da Maia.

Continuaremos a promover a criação de Comissões destinadas ao estudo, acompanhamento e abordagem de temas de especial importância para o concelho da Maia, como, por exemplo, os transportes, a habitação, a juventude e o desporto.

Logo que seja possível, retomaremos a realização de sessões descentralizadas. Levaremos a Assembleia Municipal a cada Freguesia do Concelho para, assim, facilitar a participação de todas as pessoas e, em particular, dos deputados das várias Assembleias de Freguesia.

Continuaremos a difundir as sessões plenárias da Assembleia Municipal através dos meios digitais, de forma a que cada maiato, esteja onde estiver, nos possa acompanhar. 

Criaremos uma App de utilização gratuita, através da qual cada maiato receberá informação atualizada acerca das diversas atividades da sua Assembleia Municipal.

Disponibilizaremos um contacto de whatsapp através do qual todos os munícipes poderão enviar sugestões e alertas para o Presidente da Assembleia Municipal da Maia.

Continuaremos a levar a todos a Revista da Assembleia Municipal, substituindo gradualmente a sua edição e distribuição para formato eletrónico. Para o efeito, escolheremos núcleos da população para experiências piloto desta iniciativa.

Queremos os mais jovens cada vez mais próximos de nós e da política.

Através das escolas e das associações do concelho, convidaremos os jovens a estar presentes nas sessões da Assembleia Municipal da Maia, motivando a sua participação ativa nos assuntos do município.

Anualmente, realizaremos a Assembleia Municipal Jovem, aproximando os jovens da realidade do concelho e possibilitando que façam parte das soluções que visam o melhor para a Maia e para os Maiatos.



Queremos os nossos Deputados cada vez mais informados. Por isso, promoveremos fóruns de conhecimento, seja através de conferências, seja através de formações.

Organizaremos visitas temáticas a instituições, empresas e lugares da Maia, possibilitando aos Deputados o contacto direto com as realidades do concelho.

O Grupo Municipal da Coligação “Maia em Primeiro” será um grupo ativo, rigoroso e solidário. Com rigor e exigência colaborará com a Câmara Municipal no apoio às políticas e às medidas que visem o contínuo progresso do nosso Município e exigirá o cumprimento escrupuloso de todos os compromissos assumidos perante a população.

Manifesto

Candidatura à Assembleia Municipal